segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Embriogênese: 23 - 25 dias

13 a 20 Pares de Somitos, Fechamento do Neuroporo Rostral, Aparecimento da Vesícula óptica, Aparecimento de Dois Arcos Faríngeos.



2.5 - 3.0mm é o tamanho do embrião, 23 - 25 dias pós-ovulação. Treze a vinte pares de somitos são identificados nesse estágio e o embrião assume a forma de uma curva S modificada. Ele possui uma cauda em forma de bulbo e um pedículo conectando-o à placenta em desenvolvimento.



O tubo cardíaco primitivo em forma de S apresenta movimentos peristálticos e batimentos rítmicos que são capazes de propelir fluidos através do corpo. No entanto, esta não é uma circulação verdadeira, pois os vasos sanguíneos ainda estão em formação.
Nesse estágio o tubo neural determina a forma do embrião. Embora os vasos sanguíneos primários ao longo do sistema nervoso central estejam se conectando, este parece ser o mais desenvolvido. Se 20 somitos são visualizados no embrião, o cérebro anterior está completamente fechado.
Portanto, o embrião já apresenta esboço da cabeça, coração, tubo neural, cauda, surgem células sanguíneas no mesênquima extra-embrionário e parede da vesícula vitelina. Nessa fase o crescimento se dá por aumento do número de células (hiperplasia).

Nenhum comentário: